SOBRE A ESTRUTURA DO ECC

 
O Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Igreja Católica, inserido na estrutura pós matrimonial da Pastoral Familiar, em favor das famílias. Teve origem em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo/SP, por iniciativa do Pe. Alfonso Pastore.

"O Encontro de Casais com Cristo não é um movimento".

 Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. 

O ECC apresenta-se como um SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA.

O serviço do ECC é essencialmente paroquial, esta é sua característica fundamental. A Paróquia vai atender a seus casais dentro de sua realidade concreta e de suas possibilidades, promovendo a evangelização e o engajamento dos casais nas pastorais paroquiais. O ECC quer ser um meio, uma etapa, uma passagem, uma ponte. A meta não é o ECC. A meta é o Reino de Deus em todas as paróquias. 

O ECC é um serviço às famílias. É feito por casais para casais. 

O ECC é ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão clara e vivencial do evangelho de Jesus Cristo e da Igreja atuais, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e de sua Doutrina Social. 

A originalidade do ECC em relação a outros movimentos e serviços da Igreja às famílias está em que ele, sob a orientação dos Conselhos Nacional, Regional e (Arqui)Diocesano, é organizado e realizado em nível Paroquial. "Esta é a sua característica vital. Quem lhe retirar essa característica arranca-lhe a alma. É um serviço familiar e paroquial" (Pe. Alfonso Pastore, 1983). 

 Etapas do ECC: 

O Encontro de Casais com Cristo foi idealizado para ser desenvolvido em 3 etapas distintas, indispensáveis e inter-relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de sua comunidade. 

A 1ª Etapa: o "Encontro", evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos abandonados. 

A 2ª Etapa: o "Reencontro", catequético, é o aprofundamento, uma proposta de compromisso, usa a reflexão e é para os engajados e para os que desejam se engajar. 

A 3ª Etapa: o "Compromisso", transformador, é para os que buscam mudar as estruturas injustas de nossa sociedade.